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AÍ, GALERA, de Luís Fernando Veríssimo
Ficha do Texto

FICHA DO TEXTO

1. Nível das questões: médio e superior.

2. Finalidade: vestibulares e concursos.

3. Quantidade de questões: dez.

4. Tópicos gramaticais abordados: análise de texto, sinonímia, acentuação gráfica, análise fonética, análise sintática.

5. Exercícios e respostas: João Batista Gomes.

Leitura

Aí, Galera

Luís Fernando Veríssimo

Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo "estereotipação"? E, no entanto, por que não?

- Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.

- Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.

- Como é?

- Aí, galera.

- Quais são as instruções do técnico?

- Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, CONCATENAR

" target="_blank">concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.

- Ahn?

- É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.

- Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?

- Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?

- Pode.

- Uma saudação para a minha progenitora.

- Como é?

- Alô, mamãe!

- Estou vendo que você é um, um...

- Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?

- Estereoquê?

- Um chato?

- Isso."

Exercícios

01. (ENEM-98) O texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do público. São elas:

a) a saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação final dirigida à sua mãe.

b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado.

c) o uso da expressão "galera", por parte do entrevistador, e da expressão "progenitora", por parte do jogador.

d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra "estereotipação", e a fala do jogador em "é pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça".

e) o fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.

02. (ENEM-98) O texto mostra uma situação em que a linguagem usada é inadequada ao contexto. Considerando as diferenças entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que representa também uma inadequação da linguagem usada ao contexto:

a) "o carro bateu e capotô, mas num deu pra vê direito" - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.

b) "E aí, ô meu! Como vai essa força?" - um jovem que fala para um amigo.

c) "Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação" - alguém comenta em uma reunião de trabalho.

d) "Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva desta conceituada empresa" - alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.

e) "Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros" - um professor universitário em um congresso internacional.

 03. (ENEM-98) A expressão "pegá eles sem calça" poderia ser substituída, sem comprometimento de sentido, em língua culta, formal, por:

a) pegá-los na mentira.

b) pegá-los desprevenidos.

c) pegá-los em flagrante.

d) pegá-los rapidamente.

e) pegá-los momentaneamente

04. (LINGUATIVA) Do ponto de vista de predicação verbal, julgue os itens seguintes.

1. (   ) No primeiro período do primeiro parágrafo, há uma locução verbal.

2. (   ) No primeiro período do primeiro parágrafo, há verbo de ligação.

3. (   ) No segundo período do primeiro parágrafo, há uma locução verbal.

4. (   ) No segundo período do primeiro parágrafo, há dois verbos transitivos diretos.

5. (   ) Em "Nosso treinador vaticinou que aumentam as probabilidades...", há dois verbos transitivos diretos.

05. (LINGUATIVA) A exemplo de contragolpe (contra + golpe), em que item todas as palavras juntam-se sem hífen?

a) sub + humano, sub + habitação, sub+ aquático

b) ante + escolar, anti + inflação, arqui + reitor

c) auto + didata, auto + conhecimento, auto + estima

d) mini + saia, sócio + cultural, ultra + sonografia

e) intra + muscular, intra + renal, intra + hepático

06. (LINGUATIVA) Quanto ao uso de pronomes, julgue os itens seguintes.

1. (   ) "É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça" corresponde a "É para dividir no meio e ir para cima, pegá-los sem calça".

2. (   ) "Um jogador que confunde o entrevistador" corresponde a "Um jogador que o confunde".

3. (   ) "Posso dirigir uma mensagem a uma pessoa" corresponde a "Posso dirigir-lhe uma mensagem".

4. (   ) "E assim sabota a estereotipação" corresponde a "e assim a sabota".

5. (   ) "aumentam as probabilidades" corresponde a "aumentam-nas".

6. (   ) "imaginar um jogador de futebol" corresponde a "imaginar-lhe".

07. (LINGUATIVA) Opte pelo item em que as palavras são acentuadas pela mesma regra.

a) e você.

b) e é.

c) momentânea e parcimônia

d) caráter e genéticas

e) você e razões

08. (LINGUATIVA) Julgue a justificativa para o acento gráfico (ou a falta dele) nas palavras seguintes.

1. (   ) Aí: acentuada porque é hiato.

2. (   ) Parcimônia: acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente.

3. (   ) Previsível: acentuada por ser paroxítona terminada em "l".

4. (   ) Pessoa: não é acentuada porque, na nossa língua, não se acentua palavra de som fechado. 

5. (   ) Pode: não é acentuada porque tem o timbre da vogal tônica aberto (forma do presente do indicativo)  -  acento diferencial de timbre.

09. (LINGUATIVA) Julgue a análise fonética das palavras seguintes.

1. (   ) Podem: ditongo decrescente nasal.

2. (   ) Dizendo: encontro consonantal.

3. (   ) Aumentam: um ditongo decrescente oral, um dígrafo e um ditongo decrescente nasal.

4. (   ) Pessoa: um dígrafo e um ditongo. 

5. (   ) Pois: hiato.

10. (LINGUATIVA) Julgue o sinônimo das palavras seguintes.

1. (   ) Estereotipação: ato de estereotipar (atribuir juízo fixo, inalterável a algo ou alguém).

2. (   ) Aficionados: dirigentes.

3. (   ) Recesso: descanso.

4. (   ) Vaticinar: gritar alto e forte. 

5. (   ) Parcimônia: economia, moderação.

Respostas

01. Resposta: B

02. Resposta: E

03. Resposta: B

04. (LINGUATIVA) Do ponto de vista de predicação verbal, julgue os itens seguintes.

1. (V) Locução verbal: "podem ser" (poder = verbo auxiliar; ser = verbo principal).

2. (V) Na locução "podem ser", o verbo "ser" é principal e de ligação.

3. (V) Locução verbal: "pode imaginar" (poder = verbo auxiliar; imaginar = verbo principal).

4. (V) Verbos transitivos diretos: "imaginar" (imaginar um jogador de futebl) e "dizer" (dizendo estereotipação).

5. (F) Veja que "vaticinar" é verbo transitivo direto; "aumentar" é verbo intransitivo.

05. Resposta: A

a) subumano, subabitação, subquático

b) anteescolar, antiinflação, arqui-reitor

c) autodidata, autoconhecimento, auto-estima

d) minissaia, sóciocultural, ultra-sonografia

e) intramuscular, intra-renal, intra-hepático

06. (LINGUATIVA) Quanto ao uso de pronomes, julgue os itens seguintes.

1. (V) "É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça" corresponde a "É para dividir no meio e ir para cima, pegá-los sem calça".

2. (V) "Um jogador que confunde o entrevistador" corresponde a "Um jogador que o confunde".

3. (V) "Posso dirigir uma mensagem a uma pessoa" corresponde a "Posso dirigir-lhe uma mensagem".

4. (V) "E assim sabota a estereotipação" corresponde a "e assim a sabota".

5. (V) "aumentam as probabilidades" corresponde a "aumentam-nas".

6. (F) "imaginar um jogador de futebol" corresponde a "imaginar-lhe".

07. Resposta: C

c) momentânea e parcimônia (acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente). 

08. (LINGUATIVA) Julgue a justificativa para o acento gráfico (ou a falta dele) nas palavras seguintes.

1. (F) Aí: acentuada porque o "i" é tônico, está sozinho na sílaba, formando hiato.

2. (V) Parcimônia: acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente.

3. (V) Previsível: acentuada por ser paroxítona terminada em "l".

4. (F) Pessoa: não é acentuada por ser paroxítona terminada em "a".

5. (V) Pode: não é acentuada porque tem o timbre da vogal tônica aberto (forma do presente do indicativo)  -  acento diferencial de timbre.

09. (LINGUATIVA) Julgue a análise fonética das palavras seguintes.

1. (V) Podem: ditongo decrescente nasal.

2. (F) Dizendo: encontro consonantal.

3. (V) Aumentam: um ditongo decrescente oral, um dígrafo e um ditongo decrescente nasal.

4. (F) Pessoa: um dígrafo e um ditongo. 

5. (F) Pois: hiato.

10. (LINGUATIVA) Julgue o sinônimo das palavras seguintes.

1. (V) Estereotipação: ato de estereotipar (atribuir juízo fixo, inalterável a algo ou alguém).

2. (F) Aficionados: dirigentes.

3. (F) Recesso: descanso.

4. (F) Vaticinar: gritar alto e forte. 

5. (V) Parcimônia: economia, moderação.

 
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